,

NOVOS HORIZONTES DAS MICRO-CÂMARAS

Depois da queda da Bastilha no reino do vídeo digital com a entrada em cena das câmaras GoPro, a Blackmagic Design acerta a tecnologia cinematográfica (sensor Super 16, objectivas intermutáveis) da Pocket Cinema Camera para uma câmara, também de bolso, desenhada para viajar com drones e ventosas por novas Índias e Américas visuais. A seminal Micro Cinema Camera, mais uma obra de magia negra a tentar videastas por este mundo fora, com um valor acessível de 800 e tal euros (só corpo) se a comprarmos no estrangeiro.

No futuro, talvez breve, quando chegar a câmara-lilliput voadora, com tamanho e subtileza de uma borboleta, onde possamos enfiar uma mini objectiva macro, as câmaras digitais cinematográficas de bolso estarão por todo lado, com as suas objectivas apropriadas a cada tipo de registo, num exercício de direcção de fotografia assumido pelo comum utilizador. Hollywood no mundo inteiro. Câmara cabendo numa mão (o que há muito não é novidade), mesa de edição dentro da câmara (o que começa a existir) e, próximo passo em termos de visualização, projector incorporado em câmara, como o velhinho cinematógrafo dos Lumière, para podermos gozar a imagem em escala grande como no… cinema. Mas o desafio mais importante para já será capacitar estas câmaras de formas de registo de som a nível profissional, que dispensem o uso paralelo de gravador. E, já agora, sem fios.

Power to the people. O cinema cada vez mais acessível a todos. Não está a morrer, não. Continua a sua transfiguração maravilhosa. Há hoje menos salas de projecção mas mais câmaras na mão, que filmam mais vida na Terra e menos estrelas.

Nunca foi tão importante aprender cinema.

 

Revolução GoPro

www.youtube.com/watch?v=wTcNtgA6gHs

 

Blackmagic Pocket Cinema Camera

www.youtube.com/watch?v=hqg52E-mq1I

www.blackmagicdesign.com/pt/products/blackmagicpocketcinemacamera

 

Blackmagic Micro Cinema Camera

www.blackmagicdesign.com/products/blackmagicmicrocinemacamera

 

Aprender cinema (com um holandês voador)

www.youtube.com/watch?v=eNNI7knvh8o