, , ,

DOC.ONLINE: DOCUMENTÁRIOS GRATUITOS

Doc.Online é mais uma parceria entre o KINO-DOC e a Universidade do Porto. Trata-se de um “podcast” sobre documentários disponíveis gratuitamente no mundo virtual.

Todas as semanas duas obras documentais são comentadas por alunos do Curso Avançado de Documentário KINO-DOC, com o devido encaminhamento para se poder assistir à obra online.

Iniciamos as sessões esta semana, focando amanhã “Adeus, PC”, de Kazuo Hara, e depois de amanhã “Une visite au Louvre”, de Danièle Huillet e Jean-Marie Straub. Serão depois abordados documentários de Robert Kramer, Jean Painlevé, Eduardo Coutinho, Kim Longinotto, Jana Ševcíková, Pasolini e tantos outros, num programa que se estende Verão a dentro.

Deixamos ainda a seguinte nota.

Acreditamos que o primeiro lugar para se verem filmes é a sala de cinema. Não há melhor forma de os experienciar. Contudo, o “streaming” existe, não vai acabar e deve ser olhado, acreditamos, para lá da demonização que o aponta como inimigo do cinema. Ver filmes online pode e deve ser um complemento – como é há décadas a televisão – à experiência mais completa de cinema nesse primeiro lugar que a pandemia nos roubou.

Estamos desejosos que nos seja devolvida a sala de cinema, onde existe o verdadeiro “silver screen” e em potência a comunhão ideal do acto de ver cinema. Defendemos ferreamente esse lugar, mas quantos serão os filmes que nunca veremos se não for online?

O cinema precisa dos seus templos, e nós também, mas não podemos ignorar que é possível vê-lo nas nossas próprias telas, e que o “streaming” pode ser levado para o grande ecrã de um projector doméstico, acompanhado de umas boas colunas de som. Sem nunca isso substituir, reforçamos, a experiência maior da exibição em sala de cinema.

Podemos chegar por diferentes vias aos filmes. O mais importante é vermo-los e falarmos sobre eles, como se faz neste “podcast” sobre documentários à distância mínima de dois cliques.

 

Acompanhe as sessões, com actualização periódica, de Doc.Online no site da Universidade do Porto, instituição nossa parceira:

https://up.pt/casacomum/doc-online