Actualidades

,

CURSO AVANÇADO KINO-DOC COM O DIRECTOR DE FOTOGRAFIA LEONARDO SIMÕES

Como habitualmente, os alunos do Curso Avançado de Documentário KINO-DOC tiveram um encontro na OPTEC com um especialista audiovisual. Foi no sábado passado e coube a vez a Leonardo Simões, director de fotografia que tem trabalhado com…

CHRISTCHURCH, NOVA ZELÂNDIA

A passada sexta-feira foi marcada pela infâmia do terror. Quis o destino que no mesmo dia em que em aula do nosso curso do 1.º ano reflectíamos sobre o registo documental da morte e em que, também em Lisboa, subia ao palco “Requiem para…

REGISTOS DIGITAIS EM BIBLIOTECAS E ARQUIVOS PÚBLICOS

Saudamos. “A Assembleia da República aprovou hoje um texto (...) que vai permitir a fotografia digital nas bibliotecas e arquivos públicos, bem como o acesso a esses espaços com dispositivos digitais de uso pessoal.” (in “Diário…

ANTÓNIO CAMPOS ONLINE

“O Paradigma do Documentário: António Campos, Cineasta”, de Manuela Penafria, obra editada pela Livros LabCom em 2009, sobre um cineasta inspirador e referência maior do documentarismo português, está disponível gratuitamente em formato…

FILME DE KINO-DOCKER NO INDIELISBOA

“Um Punk Chamado Ribas”, do kino-docker Paulo Antunes, marca presença no festival IndieLisboa 2019 na secção IndieMusic. Documentário com a presença de Bárbara Cabral, também kino-docker e antiga companheira de João Ribas, inescapável…
,

JEAN-GABRIEL PÉRIOT NO GOETHE-INSTITUT

Jean-Gabriel Périot, autor do documentário “Une jeunesse allemande” (2015), estará no auditório do Goethe-Institut Portugal para mais um encontro das sessões “Problematising reality — art, cinema and philosophy”, que juntaram…
,

CINENOVA

Na próxima quinta-feira, dia 21, a partir das 22h vamos estar na festa de abertura da 1.ª edição do festival interuniversitário de cinema CINENOVA, organizado pela Universidade Nova de Lisboa e a decorrer até sábado. CINENight é o nome…
,

ZEBRA BIPOLAR

Espreitemos o que nos revela a Zebra Bipolar com suas mãos quase humanas (curiosa natureza híbrida), e o que nos diz seu olhar silencioso e escrito. Como estranha seria sua voz bestial proferindo tais palavras maníaco-depressivas... Selvagens…
,

TRISTANA: O NOME QUE NUNCA TIVE

O KINO-DOC convida todos os seus alunos e amigos a assistirem ao espectáculo “Tristana: o Nome que Nunca Tive”, peça teatral da autoria da kino-docker Bárbara Bruno situada num universo feminino inspirado noutros universos femininos,…
,

KINO-DOC COM MICHAEL SNOW

No próximo dia 19 de Fevereiro os alunos do Curso Avançado de Documentário KINO-DOC estarão na Cinemateca Portuguesa para ouvir Michael Snow, importante artista contemporâneo, falar sobre a sua obra cinematográfica. O autor estará acompanhado…
, ,

OLYMPUS E KINO-DOC: OFICINA COM M10 III, A CÂMARA DE MUITOS KINO-DOCKERS

Por alturas de início de cada ano lectivo encontramo-nos com a nossa parceira OPTEC e verificamos as melhores opções de equipamento videográfico que o mercado oferece.   Dentro do âmbito económico que garanta qualidade técnica…

GOODBYE, MR. MEKAS

Jonas Mekas (Semeniškiai, 1922 – New York, 2019)   https://www.nytimes.com/2019/01/23/obituaries/jonas-mekas-dead.html   http://jonasmekas.com (especial atenção à entrada de 16/5/2018 a propósito de Florbela…