, , ,

LO-FI-ROCK-N-ROLL PRÓXIMO SÁBADO NA CENTRAL GERADOR

É já no próximo sábado, dia 30/11, a partir das 16h, que o KINO-DOC encerra o ciclo de cinema lo-fi que apresentou este mês na Central Gerador, com a exibição de “Lo-Fi-Rock-n-Roll”, de Jorge de Carvalho, seguido de festa lo-fi rock ‘n’ roll a partir das 19h, que inclui jantar na Central Gerador para quem desejar. Portas abertas a partir das 15h30.

 

Sobre o filme “Lo-Fi-Rock-n-Roll” (2019)

Viagem ao longo da 2.ª metade do século passado, que foram por excelência os anos do rock ‘n’ roll, com VJing de Jorge de Carvalho. “Found footage” dos anos 50 de Sugar Chile Robinson na TV ou Elvis filmado em 8 mm até aos Jesus and Mary Chain no final dos 90s, já num gesto de citação da imagética lo-fi, passando por Jimi Hendrix, Velvet Underground, King Crimson, Can, Roxy Music, The Damned, Slits, Fugazi, Nirvana e tantos mais. Encontro com gravações antigas para televisão que ganharam o bolor do tempo, filmagens em formatos domésticos (Super 8, VHS, etc.), transcrições de película para vídeo, efeitos de sobreposição de imagem de vídeo analógico, “chroma keys” artesanais, et cetera.

 

Sobre o ciclo

Lo-fi significa “low-fidelity”. A baixa fidelidade que é antípoda de “high-fidelity”. Lo-fi Music é uma denominação que nasce nos anos 1980 associada à música caseira inspirada pelo “ethos” punk Do It Yourself. Esta música de “má qualidade” tantas vezes gravada no quarto durante os oitentas passou mais tarde a designar também gravações de bandas de garagem desde os anos 60. Por extensão fala-se em fotografia lo-fi, em cinema de ficção científica lo-fi (a “lo-fi sci-fi”), e menos em cinema lo-fi, de que se faz este ciclo.

Juntamos em cartaz filmes de imagem lo-fi unicamente acessíveis em gravações nos formatos amadores de antigamente. E se o termo lo-fi soa a música popular, com a mesma se constituiu este ciclo. Emblemáticas “imagens pobres” de rock ‘n’ roll, género que incorporou sobremaneira na sua iconografia a linguagem visual lo-fi.

Mais informações sobre ciclo:

www.kino-doc.pt/2019/11/01/ciclo-kino-doc-lo-fi-rock-n-roll-na-central-gerador

 

CENTRAL GERADOR
Largo das Conchas n.º 5 (entrada pela Rua Luís Pastor de Macedo), Lumiar. Junto a Metro Quinta das Conchas.