ESTREIA COMERCIAL DE “OSPINA CALI COLOMBIA” EM PORTUGAL
Depois de diversas exibições comerciais um pouco por todo o mundo, “Ospina Cali Colombia”, documentário dirigido por Jorge de Carvalho e rodado exclusivamente com alunos seus do KINO-DOC, surge agora no circuito nacional.
A estreia ocorrerá em Lisboa na próxima quinta-feira, dia 26, às 19h25 no Cinema City Alvalade, e contará com a presença do realizador, que também estará presente noutra sessão especial no Cinema Fernando Lopes, às 19h do próximo sábado, dia 28.
O filme será exibido nos próximos dias em Lisboa no Nos Alvaláxia, para além do Cinema City Alvalade, no Porto no Nos Shop & Spot, em Coimbra no Nos Forum e na Casa do Cinema, etc. Informações sobre as diversas sessões um pouco por todo o país podem ser consultadas na página de Instagram da Terratreme, @terratreme.filmes.
Entretanto, o périplo desta produção conjunta do KINO-DOC e da Terratreme por festivais internacionais continua. Após ter passado recentemente pelo festival colombiano Cinemancia será apresentado no próximo mês na Argentina, em Buenos Aires no FIDBA, e em Espanha na Mostra de Valência, onde o realizador também marcará presença.
SOBRE O FILME:
“Ospina Cali Colombia” é o encontro em Lisboa com o lendário cineasta colombiano Luis Ospina, que nos fala da sua vida e prolífica obra.
Uma viagem desde meados do século passado até aos dias de hoje, que nos conduz pela conturbada História moderna da Colômbia – estigmatizada pela violência, pobreza, instabilidade política, corrupção e narcotráfico. Mas também por evocações pessoais variadas. A infância de Luis Ospina e a sua afinidade precoce com o cinema. A passagem do cineasta pelos Estados Unidos, no período de agitação política do final dos anos 1960 e início da década de 70. O regresso à Colômbia e o encontro com Carlos Mayolo e Andrés Caicedo, figuras principais, com Ospina, do chamado Grupo de Cali, que ganhou o nome da cidade colombiana de onde são oriundos estes artistas. As vivências e criações de Ospina e desse grupo. A definitiva adesão daquele ao documentário e à guerrilha videográfica ainda nos anos 1980. E a sua luta já neste século contra um cancro, que acabou por perder meses após a rodagem deste filme.
“Ospina Cali Colombia” é ainda uma obra com reflexões sobre o cinema, a relação deste com a verdade (que vai de Louis Lumière à pós-verdade), a memória e a morte; a natureza das suas expressões ficcional e documental e a sua responsabilidade ética.
A conclusão do filme faz-se com uma amarga meditação sobre o mundo contemporâneo, que escutada presentemente ainda soa mais lúcida, contundente e justa.
CINEMA CITY ALVALADE
Avenida de Roma 100
CINEMA FERNANDO LOPES
Campo Grande 376
Cartaz: Beatriz Passos.