INAUGURAÇÃO AMANHÃ DA EXPOSIÇÃO DE JEAN PAINLEVÉ NA CULTURGEST
Amanhã, dia 22, inaugura a exposição na Culturgest sobre Jean Painlevé (1902-1989), genial documentarista francês.
A entrada para esta inauguração, que se inicia às 22h, é livre. A exposição dura até 23 de Março do próximo ano.
Mais informações:
https://www.culturgest.pt/pt/programacao/jean-painleve
Há dois anos exibimos na Universidade do Porto um dos mais celebrados documentários de Painlevé no programa de cinema Corpo Transformado.
Segue o filme e o nosso texto de apresentação:
https://vk.com/video-192927153_456239102
“LES AMOURS DE LA PIEUVRE é um exemplo do surrealismo zoológico da obra de Jean Painlevé, co-realizado por Geneviève Hamon, sua companheira. No extenso bestiário da filmografia painleviana, o polvo tem um lugar especial. Foi, aliás, o fascínio por este cefalópode que levou o autor a estudar a vida animal.
O filme apresenta-nos a “vida amorosa” dos polvos. Regista os seus movimentos lúbricos, as metamorfoses corporais do acto sexual e da gestação na perspectiva do cinema mágico de Painlevé, que fazia a apologia da “superioridade da realidade” e tinha por pilares a ciência, a gravação da “extraordinária inventividade da Natureza” (palavras suas) e a procura de uma plasticidade forte.
As filmagens dos polvos românticos desta curta documental são acompanhadas por um comentário pedagógico e pela música alienígena de Pierre Henry, vanguardista da “musique concrète”, que incluiu a sonoridade dos movimentos aquáticos destes animais tentaculares no processo de composição da banda sonora.”
Programa completo de Corpo Transformado: