Actualidades

,

PORTAL FÉLIX: ACESSO AO PATRIMÓNIO CINEMATOGRÁFICO PORTUGUÊS

Já navegamos no recentemente criado Portal Félix. Com um nome que é uma homenagem ao fundador da Cinemateca Portuguesa, Félix Ribeiro, esta base de dados sobre o cinema português, criada pela instituição da Rua Barata Salgueiro, pode…
,

SORA: CRIAÇÃO DE VÍDEO A PARTIR DE TEXTO. HOLLYWOOD SERÁ O MUNDO INTEIRO

É mais um passo com implicações profundas na forma como nos relacionamos com a imagem na era da inteligência artificial. A OpenAI, depois do gerador de imagens fixas Dall-E e do popularíssimo “chatbot” ChatGPT, anunciou a sua mais…

SÉRIE DOCUMENTAL BRITÂNICA PROCURA PROTAGONISTAS QUE VIVERAM O 25 DE ABRIL

Michael Portillo, famoso apresentador de “Great Continental Railway Journeys” da BBC, estará em Lisboa para um episódio da sua nova série documental “Long Weekends”, que pretende revisitar a Revolução dos Cravos vivida na cidade,…
,

“OSPINA CALI COLOMBIA” EXIBIDO NO FESTIVAL DE ROTERDÃO

Foi ontem apresentado no Festival Internacional de Cinema de Roterdão, no magnífico cinema LantarenVenster (concebido por Álvaro Siza Vieira), “Ospina Cali Colombia”, co-produção do KINO-DOC e da Terratreme. Após a sessão seguiu-se…

VEJA “EU ESTOU AQUI” NA RTP PLAY

Depois de ter sido exibida há dias na Cinemateca Portuguesa, com sala cheia, e ter passado ontem mais uma vez na RTP2, “Eu Estou aqui”, curta documental desenvolvida no KINO-DOC por Bárbara Henriques e Jorge de Carvalho, está disponível…

“OSPINA CALI COLOMBIA” NO FESTIVAL DE ROTERDÃO

A longa documental KINO-DOC “Ospina Cali Colombia”, com realização de Jorge de Carvalho, sobre o cineasta Luis Ospina, estará no Festival Internacional de Cinema de Roterdão.   Esta produção conjunta da Terratreme e…
, ,

20 FILMES KINO-DOC NO CICLOPE, CINEMA SÃO JORGE: 26-28/1

Da próxima 6.ª a domingo (dias, 27 e 28 de Janeiro) serão exibidos 20 filmes desenvolvidos no nosso curso do 1.º ano na Sala Manoel de Oliveira, do Cinema São Jorge. Foram seleccionados pelo “Ciclope, Ciclo de Primeiras Estreias”…
,

“EU ESTOU AQUI” NA CINEMATECA PORTUGUESA NA PRÓXIMA QUARTA-FEIRA

Depois de no final do mês passado ter estado na Cinemateca de Seul no Korean International Ethnographic Film Festival, o filme KINO-DOC “Eu Estou Aqui” terá agora exibição pública na próxima quarta-feira, dia 24, às 21h30, na…
,

FILME KINO-DOC PREMIADO NO PORTUGAL INDIE FILM FESTIVAL

Manuel Loureiro, nosso actual aluno do curso avançado, venceu o prémio de melhor realização em curta documental no Portugal Indie Film Festival, com “Bissau Vila Morena”, desenvolvido no Curso de Documentário KINO-DOC do ano passado. Este…
, ,

DIRECTO E VERDADE O CINEMA: PROGRAMA KINO-DOC ESTE MÊS NA UNIVERSIDADE DO PORTO

Chama-se “Directo e Verdade o Cinema” e é mais um cartaz de filmes na Universidade do Porto com curadoria do KINO-DOC. Sextas-feiras, 5, 12, 19, 26 de Janeiro 2024, 21h30. Entrada livre. Exibições na Casa Comum, Reitoria da…
,

“OSPINA CALI COLOMBIA” NA PRÓXIMA 5.ª NA CASA DO COMUM DO BAIRRO ALTO

O filme realizado por Jorge de Carvalho e desenvolvido com alunos do curso avançado do KINO-DOC, depois da Mostra de São Paulo e do Doclisboa, e antes de seguir viagem para Roterdão, vai ser exibido na Casa do Comum do Bairro Alto. Esta…

FELIZ NATAL E BOM ANO NOVO, JÁ A COMEÇAR MUITO BEM PARA O KINO-DOC

Por aqui esperamos que 2024 seja pelo menos tão bom como o ano que agora finda. Para arrancar já estamos óptimos. Em Janeiro são exibidos 20 filmes de alunos de 2022-23 do curso do 1.º ano do KINO-DOC no São Jorge, a maior sala de…