Actualidades

KINO-DOCKER EM PRODUÇÃO NETFLIX SOBRE DITADURA ARGENTINA

Rachel Strong, que fez a formação profissional completa em documentário no KINO-DOC, participa actualmente como investigadora e entrevistadora numa série documental da Netflix sobre a ditadura militar que governou a Argentina nos anos…

FILMES DESENVOLVIDOS NO KINO-DOC SOBRE O MAR NA MARMOSTRA 2021

Têm exibição na Marmostra, mostra internacional de curtas-metragens, a ocorrer entre 17 e 23 de Julho na Praia da Tocha, dois filmes premiados desenvolvidos no âmbito do KINO-DOC com o mar como tema. São eles “Mayday” (dia 19),…

RICARDO COSTA: DESAPARECIMENTO DO CINEASTA DA REVOLUÇÃO E DO REAL

Faleceu Ricardo Costa, o homem por trás da câmara que filmou muitas das imagens iconográficas da Revolução dos Cravos, um dos autores de “As Armas e o Povo” (1975) e cineasta do real de docuficções como “Mau Tempo, Marés e…
,

CARTAZ DE FILME KINO-DOC PREMIADO NO FESTIVAL INTERNACIONAL DE DOCUMENTÁRIO DE MELGAÇO

O cartaz de “Mayday”, filme KINO-DOC realizado por Miguel Gaspar, é o vencedor do prémio Jean Loup Passek de melhor cartaz de cinema no MDOC, Festival Internacional de Documentário de Melgaço. Parabéns ao Miguel pelo prémio, que…
,

ALEXANDER KLUGE NA CINEMATECA PORTUGUESA

Cineasta e principal teórico do “Neuer Deutscher Film”, movimento que juntou as principais figuras do cinema alemão dos anos 1960 e 70 (Fassbinder, Syberberg, Wenders, etc.), e homem de pensamento crítico, Alexander Kluge tem este mês…
,

CENTENÁRIO DE EDGAR MORIN: CONFERÊNCIA E FILMES NA CINEMATECA

Por iniciativa da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas e Cinemateca Portuguesa, ocorrerá a conferência online “Centenário de Edgar Morin: Cinema, Educação e Transdisciplinaridade”,…

NARRATIVAS FOTOGRÁFICAS DO INTENDENTE

Na Casa Independente, até dia 30 de Agosto, decorre a exposição “Narrativas Fotográficas do Intendente”, que tem a participação de Maria João Veloso, aluna do Curso de Documentário KINO-DOC, que se dedicou a fotografar para este…

“O MOVIMENTO DAS COISAS” (FINALMENTE) EM SALA

É tempo de ver “O Movimento das Coisas”, de Manuela Serra. Singular filme etnográfico português rodado entre 1978 e 1985 com as gentes da aldeia minhota de Lanheses, e só agora com estreia em sala. Um caso bizarro do cinema português,…

CURSO AVANÇADO KINO-DOC: AULA DE COR COM GONÇALO FERREIRA

Ontem houve aula dupla do Curso Avançado KINO-DOC dedicada a correcção de cor e “color grading” em DaVinci Resolve. A sessão, resultado da nossa parceria com a OPTEC/Bazar do Vídeo, foi conduzida mais uma vez por Gonçalo Ferreira,…
,

METADADOS E ASSINATURA DO SENSOR DAS IMAGENS DIGITAIS

Esclarecedor artigo da BBC sobre os dados ocultos contidos nas imagens digitais, e como aqueles poderão fornecer informações indesejadas. Serve tanto para fotografia, focada no artigo, como para vídeo, seja em registo de telefone ou…
,

“JÁ ESTOU FARTO!” NO INDIELISBOA

Marca presença no festival IndieLisboa, secção IndieMusic, “Já Estou Farto!”, documentário sobre o “punk rocker” João Pedro Almendra (Ku de Judas, Peste & Sida, Punksinatra). O filme foi realizado pelo kino-docker Paulo…
,

“MARIA DO MAR” COM ORQUESTRA NO SÃO LUIZ

A obra maior de Leitão de Barros, desde a primeira hora estudada no KINO-DOC e uma das primeiras docuficções mundiais, “Maria do Mar” volta a ser exibida no Teatro São Luiz, onde estreou em 1930. A sessão, organizada pela Cinemateca…