DOC.ONLINE, 100.ª SESSÃO: O HOMEM DA CÂMARA DE FILMAR

Hoje é um dia especial para nós. Publicamos a centésima sessão de Doc.Online, podcast que desenvolvemos para a Universidade do Porto, criado há 5 anos atrás, em Maio de 2020, quando a pandemia fechava-nos a todos em casa.
O filme hoje apresentado, “O Homem da Câmara de Filmar”, de Dziga Vertov, documentário canónico de 1929, foi a inspiração matricial para a própria designação e para a imagética do KINO-DOC (do logo aos cartazes, passando pelo “site”), mas também para os fundamentos de uma ideia democrática de cinema contemporâneo que cultivamos.
A sessão de hoje tem a leitura crítica do nosso colaborador e antigo aluno Nuno Ramalho, que propõe o diálogo entre uma obra de cinema da década de 20 do século passado e o mundo de hoje, em conjugação com toda uma filosofia pedagógica e ética do KINO-DOC, que ele bem conhece e pratica.
Oiça o comentário:
https://www.up.pt/casacomum/doc-online/100-o-homem-da-camara-de-filmar-de-dziga-vertov-1929
E veja o filme, numa versão com banda-sonora do músico Biosphere, baseada nas instruções escritas por Vertov para o acompanhamento musical da sua mítica obra:
Aproveitamos a ocasião para agradecer a todos os alunos que colaboraram nesta iniciativa, e à inestimável equipa da Reitoria da Universidade do Porto. Dos operacionais, sempre disponíveis e extremamente profissionais, Susana Serro e Paulo Gusmão Guedes, à vice-reitora Fátima Vieira, incansável catalisadora de eventos culturais, que nos convidou a criar este projecto para a Casa Comum universitária e ainda a assumirmos a curadoria de ciclos de cinema ali apresentados.
Para a semana há mais sessões. Doc.Online continua, divulgando a todos documentários de acesso livre, que consideramos estimulantes, sempre acompanhados por depoimentos dos nossos alunos do curso avançado.
Mais sessões deste podcast:
https://kino-doc.pt/podcast-doc-online



