,

BILL VIOLA EM ENTREVISTA

Entrevista publicada recentemente com o artista visual Bill Viola – cuja vertente mais documental da obra é abordada no nosso curso avançado –, onde refere a câmara como um dispositivo que guarda a alma humana.

 

Excerto de “The Raft” (2004), uma criação do artista com o elemento mais presente na sua obra, a água, como se percebe na entrevista acima.

 

Para além da vídeo-arte, do trabalho videográfico para televisão ou para cenários de palco, Viola lançou no ano passado o vídeo-jogo interactivo experimental “The Night Journey”, cujo objectivo é alcançar uma poética iluminação.

 

Evocamos ainda o seu trabalho “Reverse Television”, abordado no KINO-DOC no contexto da História do Documentário Televisivo. Em 1983, Viola filmou com câmara fixa, um de cada vez, 44 cidadãos de Boston, sentados em silêncio nos seus lares. De 10 minutos de cada registo escolheu um minuto para ser exibido na WGBH TV. A estação televisiva apenas passou 30 segundos de cada plano. Ainda assim um inusitado momento de “slow cinema” na televisão.