CINEMA NAS RUÍNAS DO CONVENTO DO CARMO

Tem início na noite de hoje o ciclo “Cinema nas Ruínas”, que reúne diversos documentários sobre arte e ainda ficções diversas, todos de produção italiana, exibidos no cenário magnífico das ruínas do Convento do Carmo. Façamos companhia ao fantasma do condestável…

Organização da Festa do Cinema Italiano, Ar de Filmes e Museu Arqueológico do Carmo.

 

Dizem os programadores:

“De 19 a 31 de agosto, às 21h30, com excepção dos domingos, as emblemáticas ruínas do Convento do Carmo transformam-se na mais sugestiva sala de cinema de Lisboa e, por entre as colunas, exibe-se cinema sobre arte e grandes clássicos do cinema italiano.

O ciclo divide-se em duas esferas temáticas, começando com A Grande Arte no Cinema, com filmes que se debruçam sobre as vidas e as obras dos maiores artistas do Renascimento – como Michelangelo, Caravaggio, Tintoretto –, fechando com artistas mais contemporâneos – como Van Gogh, assim como a arte no tempo do nazismo. Todas as sessões contarão com a apresentação de um crítico de arte.

Já na segunda semana, será possível apreciar grandes obras do cinema clássico italiano, como o poderoso Belíssima, de Luchino Visconti (com uma interpretação exemplar da atriz Anna Magnani); Ontem, Hoje e Amanhã, de Vittorio De Sica, que será uma oportunidade única para rever a dupla mais amada do cinema italiano: Sophia Loren e Marcello Mastroianni. Do grande western, pela mão de Sergio Leone, com os míticos Clint Eastwood, Lee Van Cleef e Eli Wallach em O Bom, O Mau e O Vilão, passando pelo cinema de terror, com Suspiria, de Dario Argento, e uma volta em vespa com Nanni Moretti, em Caro Diário. O ciclo não poderia deixar de mostrar um dos maiores êxitos da bilheteira portuguesa: o amado Carteiro de Pablo Neruda.

Todos estes filmes são legendados em português.

A entrada tem um custo de 8€ e a lotação é limitada.

Os bilhetes vão estar disponíveis no circuito de venda BOL e na bilheteira instalada em frente ao Museu Arqueológico do Carmo (entre as 15h00 e as 21h30).”

 

Mais informações aqui.