FILMES KINO-DOC NO FEST 2020

A 16.ª edição do “FEST – New Directors, New Films Festival”, que ontem se iniciou, para além de exibições na cidade de Espinho, que incluem sessões “drive-in”, tem este ano extensões no Porto, no Cinema Trindade e na Casa Comum da Universidade do Porto, e em Lisboa, no Cinema Ideal.

O KINO-DOC está representado no festival com dois filmes desenvolvidas no nosso núcleo. São eles “No Meio da Vida”, de João Pedro Mateus, na secção NEXXT, acompanhado de vários filmes internacionais, e “ARA”, de Susana Ramalho Marques em competição pelo Grande Prémio Nacional.

A kino-docker Beatriz Bagulho com “(In)dividual”, filme desenvolvido antes da sua passagem pelo KINO-DOC, também está na competição pelo Grande Prémio Nacional.

 

3 de Agosto, 14h30, e 5 de Agosto, 16h: Casa Comum, Porto

(IN)DIVIDUAL | Beatriz Bagulho

Durante um exame médico, uma jovem sonha que está dentro da sua mente. Arrastada pelo seu antagonista e promotor das suas apreensões numa missão de deformação, ela explora as diferentes secções da sua personalidade. Entre espaços incomuns cheios de metáforas surreais, a rapariga permanece em constante estado de surpresa e apreensão ao navegar pelo seu próprio inconsciente. Perante o delírio, a protagonista é a única que consegue encontrar a saída daquele labirinto onírico. Somente quando ela deixar de questionar quem é, poderá perceber que a causa do seu infortúnio sempre esteve na palma da sua mão.

 

5 de Agosto, 17h30: Auditório da Junta de Freguesia, Espinho

NO MEIO DA VIDA | João Pedro Mateus

Num cemitério situado ao lado de um estádio de futebol, três coveiros falam sobre a morte e a natureza da sua profissão.

 

6 de Agosto, 15h: Casa Comum, Porto

ARA | Susana Ramalho Marques

A fé pode assumir muitas formas. Num fim-de-semana muito especial em Maio de 2017, a cidade de Fátima, em Portugal, tornou-se no epicentro de diferentes tipos de crenças. A realizadora portuguesa Susana Ramalho Marques entrega uma curta-metragem facilmente localizável no tempo e no espaço, catálise de uma época de emoção e frenesim – a esperada visita do Papa Francisco e o explosivo tetracampeonato português de futebol conquistado pelo Benfica, ambos no mesmo fim-de-semana.

 

Mais informações sobre o FEST:

www.publico.pt/2020/06/03/culturaipsilon/noticia/fest-agosto-cinema-drivein-edicao-simultanea-espinho-porto-lisboa-1919255

https://site.fest.pt/pt/programa-1/programa (programa)