, ,

O CONFINAMENTO DE GILLIAN WEARING

“Lockdown” é a recente exposição da artista Gillian Wearing, que pelo arrojo da faceta documental da sua vídeo-arte faz parte do programa do Curso Avançado KINO-DOC. Wearing regressa com auto-retratos pintados durante o confinamento, uma insólita escultura com uma máscara sobre outra máscara, intitulada “Mask Masked”, e a versão actualizada do vídeo “Your Views”.

Longe dos “self portraits” com máscaras fotografados pela artista, sempre com ela própria mascarada representando familiares, outros artistas ou ela mesma, os auto-retratos agora expostos revelam o seu despertar tardio e surpreendente para a pintura.

“Mask Masked” é uma revisão do anterior “Me as Mask”, de 2013, uma escultura igual mas sem a máscara Covid. É um trabalho que actualiza o sentido da máscara (signo recorrente na sua obra) derivado da pandemia que assola o mundo. Mesmo os anteriores trabalhos com máscaras de Wearing já não são olhados por nós da mesma maneira, visto que o rosto ocultado nunca como na época actual participou tanto na vida humana.

“Your Views” é um vídeo “work in progress”, desenvolvido desde 2011, composto por uma selecção de filmagens, registadas a partir de janelas e enviadas à artista por pessoas dos quatro cantos do mundo. Outro projecto que, com os tempos de confinamento, ganha todo um novo significado. Quem desejar contribuir com vídeos para “Your Views” pode fazê-lo por aqui:

https://yourviewsfilm.com

 

Não sendo possível ir à galeria Maureen Paley em Londres, podemos visitar virtualmente a exposição… sem máscara. Ao contrário de quem a assiste presencialmente:

www.maureenpaley.com/exhibitions/gillian-wearing-3?image=1

 

E há mais de Gillian Wearing na Maureen Paley, que a apoiou desde o início do seu percurso artístico:

www.maureenpaley.com/artists/gillian-wearing

 

Um dos seus vídeos ali exibidos no passado foi “2 into 1”, fabulosa desconstrução da abordagem “talking heads”, recorrente em documentário, em que dois filhos falam através da imagem da mãe, e a mãe fala através da imagem dos filhos. Outras máscaras, portanto. Pode ser visto aqui: