,

UNIVERSIDADE DO PORTO E KINO-DOC

Foi esta semana assinado por António de Sousa Pereira, reitor da Universidade do Porto, e Jorge de Carvalho, director do núcleo de cinema documental KINO-DOC, um protocolo que une as duas entidades do Porto e de Lisboa num programa especial de acesso à formação profissional remota em tempo real na área audiovisual, ministrada pelo KINO-DOC, por parte da comunidade Alumni da Universidade do Porto (composta por todos os graduados da instituição).

Esta é mais uma parceria entre a Universidade do Porto e o KINO-DOC ocorrida em 2020. A colaboração começou com o programa de cinema “DOC ÍNDEX: Documentários Proibidos”, que juntou em cartaz nove filmes documentais históricos que foram alvo de proibição. Iniciou-se a 6 de Março, sendo interrompido de seguida devido aos efeitos da pandemia. A 1.ª sessão repetiu já ao ar livre no contexto das Noites no Pátio do Museu (de História Natural e da Ciência da cidade do Porto) em Julho, seguida das restantes três sessões. Semanalmente as exibições foram acompanhadas por uma folha de sala com leituras críticas de Jorge de Carvalho e por “teasers” referentes a cada sessão, desenvolvidos pelos alunos do Curso Avançado de Documentário KINO-DOC.

Com os alunos do referido curso foi ainda desenvolvido para a Universidade do Porto o “podcast” Doc.Online, alojado no “site” da universidade, com 24 sessões dedicadas a documentários disponíveis gratuitamente no mundo virtual. Doc.Online teve início em Maio e foi um contributo do KINO-DOC para os tempos de pandemia e confinamento. Uma 2.ª temporada do “podcast” arrancará em 2021.

Em Setembro o KINO-DOC regressou às Noites no Pátio do Museu nos moldes de “DOC ÍNDEX”, desta feita com “Rua Americana”, programa de cinema composto por nove filmes realistas sobre franjas marginais do continente americano, que originou um ensaio de Jorge de Carvalho publicado na revista de estudos anglo-americanos “Via Panorâmica”, do Centre for English, Translation and Anglo-Portuguese Studies da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, que pode ser lido aqui:

https://ojs.letras.up.pt/index.php/VP/article/view/9164