JOSÉ GABRIEL BASTOS (1943-2021)

Foi com um grande pesar que recebemos a notícia do falecimento de José Gabriel Bastos, vítima de Covid-19, após uma luta com a doença que durou várias semanas.

O José Gabriel foi um eminente psicanalista e antropólogo, professor e investigador na Universidade Nova de Lisboa. Passou como aluno pelo KINO-DOC em 2019/2020, evidenciando o seu brilho e sabedoria.

Inesquecível a aula de propaganda em que perante a defesa de Donald Trump por parte de um colega, que reagia a uma leitura crítica dos mecanismos de comunicação do então presidente norte-americano, o José Gabriel retorquiu com a argúcia, a elegância e o respeito pelo próximo que o caracterizavam. Ele que foi um dos fundadores do Núcleo de Estudos Ciganos do Centro de Estudos de Migrações e Minorias Étnicas, e alguém que escreveu incansavelmente em livros e artigos de imprensa sobre racismo em Portugal, e sobre outras formas de violência, como as que vitimam a mulher.

No KINO-DOC ainda colaborou no podcast Doc.Online, que desenvolvemos com a Universidade do Porto, gravando uma análise acutilante da série documental sobre psicanálise “The Century of the Self”, de Adam Curtis. Convidámo-lo para este projecto do nosso curso avançado depois de escutarmos as estimulantes “Conversas Freudianas” que tivera com Diniz Cayollla Ribeiro.

 

Que se oiçam as suas palavras:

Conversas Freudianas

Doc.Online: The Century of the Self