CELEBRANDO UMA DOCUMENTARISTA VISIONÁRIA DESCONHECIDA: RUBY GRIERSON

A propósito do muito badalado “Women Make Film”, de Mark Cousins, estreado com atraso este ano em Portugal (e já lançado pela Midas em DVD), abordando obras de 183 realizadoras, um “tour de force” de 6 anos de trabalho, traduzida num longo “opus” documental de 14 horas sobre a importância das mulheres enquanto autoras na História do Cinema, tendo os seus evidentes méritos, ainda que tenha escolhas inevitavelmente discutíveis, ressalta à vista a ausência de uma cineasta relevante, ainda hoje praticamente desconhecida, que nos é bastante querida: Ruby Grierson, curiosamente escocesa como Cousins.

Sem a fama e o reconhecimento do seu irmão John Grierson, o “papa” do documentário, e autora de uma obra que ficou curta por via de uma morte prematura aos 36 anos, Ruby foi uma documentarista visionária nomeadamente pelo seu papel (não creditado) em “Housing Problems” (1935), documentário dirigido por Arthur Elton e Edgar Anstey. Foi dela a condução das entrevistas deste filme, que elevaram a novidade técnica do som directo fora de estúdio (já praticada de forma pioneira em contexto documental por Arthur Elton no anterior “Workers and Jobs”, também de 1935) a um nível de presciência (está ali a linguagem do futuro “medium” televisivo e do Cinéma Vérité). “The camera is yours… Now tell the bastards exactly what it’s like to live in the slums”, terá dito às “talking heads” que vemos no filme. Foi ainda importante por realizar documentários originais como “They also Serve”, de 1940, em que o som directo dá voz à protagonista, que é um exemplo emblemático do papel da mulher britânica durante a guerra.

Ruby concebia o documentário de forma diferente do irmão. Ao contrário do que pregava John – paladino das “grandes causas”, da propaganda e da “voz de Deus” –, os seus filmes investiam na captação de pormenores humanos, procurando alcançar o íntimo das pessoas. Esta foi a visão apresentada no justo e esclarecedor documentário da BBC de 1994 “Ruby Grierson: Re-Shooting History”, com depoimentos importantes como o de Richard Leacock, que trabalhou com ela em dois documentários tristemente desaparecidos, ou o da sua irmã Marion, também documentarista:

 

“Housing Problems”, de Arthur Elton, Edgar Anstey e (inscrevemos nós) Ruby Grierson:

 

“They also Serve”:

https://film.iwmcollections.org.uk/record/2253

 

“Children from Overseas”, um documentário do National Film Board de 1940, sobre o envio de crianças britânicas durante a Segunda Grande Guerra para o Canadá. Enquanto filmava este projecto, Ruby acabou por falecer visto o navio em que seguia ter sido atingido por um torpedo de um submarino nazi, tirando-lhe a vida a ela e a duzentas e muitas pessoas, várias delas crianças. A tarefa da realização passou depois para Stanley Hawes:

www.nfb.ca/film/children_from_overseas

 

Como Leo Hurwitz, abordado em publicação nossa recente, Ruby Grierson é uma figura da História do Cinema Documental estudada no KINO-DOC e praticamente invisível em obras de referência desta área.