ANONYMOUSART PROJECT

Temos entre nós, no Curso Avançado de Documentário KINO-DOC, um aluno que dirige o AnonymousArt Project e que desenvolve para esse projecto um filme rodado em Trás-os-Montes, o que motivou uma aula à volta da rica filmografia de carácter etnográfico da região que se encontra no cinema português (“Acto da Primavera”, de Oliveira, “Máscaras”, de Noémia Delgado, a trilogia de Reis/Cordeiro, entre outros). Devido à natureza do AnonymousArt Project o nome do aluno em causa não será referido.

AnonymousArt Project é um projecto de arte na natureza, por ocupação de terrenos baldios, onde a autoria das peças não é revelada. Iniciado em 2019, foi apresentado na ARCO Lisboa na Galeria Graça Brandão, onde foi exibido o número zero da sua publicação “Cristina # 0”. No mesmo ano criou junto à aldeia de Pitões das Júnias um campo de Land Art, que actualmente já atinge cinco hectares.

http://lazer.publico.pt/exposicoes/395645_anonyma-anonymous-art-project

 

A revista do projecto tem estado presente em alguns dos melhores escaparates dedicados a publicações de arte. Livraria da ZDB e Stet em Lisboa, livraria do Museu de Serralves no Porto, Desapê em São Paulo, MoMA PS1 e Printed Matter em Nova Iorque.

https://livraria.zedosbois.org/produto/anonymous-art-project-eteria-1

www.printedmatter.org/catalog/56094

 

Actualmente o projecto marca presença na Bienal de Joalharia Contemporânea.

https://jewellerybiennale.pin.pt/exposicao-jewellery-room#anonyma.pitoes

 

No próximo ano o AnonymousArt Project terá uma extensão na Costa Rica, com curadoria de Rolando Castellón, o único nome associado ao projecto que é divulgado.

 

Imagem: fotograma do filme do AnonymousArt Project desenvolvido no KINO-DOC.