,

REPORTAGENS E DOCUMENTÁRIOS MULTIMÉDIA NO PÚBLICO E NOUTROS JORNAIS PORTUGUESES

A secção ESPECIAIS MULTIMÉDIA do “site” do jornal Público, que reúne reportagens interactivas e webdocs produzidos por este periódico, pode ser acedida por todos, não requerendo assinatura. Podemos a aceder a trabalhos de Vera Moutinho, como “Casa do Vapor”, sobre o projecto com o mesmo nome, e, com co-autoria de Joana Gorjão Henriques, “Vizinhos do Turismo”, sobre a gentrificação de Lisboa, ou “Era o Mar, Era a Terra e Era a Baleia”, de Frederico Batista, que aborda a história da caça ao cachalote nos Açores.

www.publico.pt/multimedia/especiais-multimedia

 

Hoje, por ser 25 de Abril, destacamos um trabalho de Sérgio B. Gomes, ontem publicado:

www.publico.pt/reporter-acidental-25abril

 

“Casa do Vapor” (2013)

https://acervo.publico.pt/multimedia/vizinhos-do-turismo

 

“Vizinhos do Turismo” (2014)

https://acervo.publico.pt/multimedia/vizinhos-do-turismo

 

“Era o Mar, Era a Terra e Era a Baleia” (2017)

https://acervo.publico.pt/multimedia/era-o-mar-era-a-terra-e-era-a-baleia

 

Com o exemplo recente do trabalho das jornalistas do Observador Tânia Pereirinha e Sónia Simões, que integrava podcast e animação, ou o webdoc do Expresso já com seis anos, da autoria de Pedro Candeias e Joana Beleza, “O Maior, a História de Vítor Baptista”, vão surgindo trabalhos jornalísticos interactivos de qualidade em Portugal.

 

“Os Anos de Chumbo das FP-25” (2021)

https://observador.pt/programas/os-anos-de-chumbo-das-fp25

 

“O Maior, a História de Vítor Baptista” (2016)

https://multimedia.expresso.pt/omaior (a interacção hoje em dia com este webdoc é sofrível; infelizmente devido à desactualização de softwares como o Adobe Flash Player, certos conteúdos de interacção online mais antigos passaram a ser de navegabilidade limitada ou mesmo inexistente)