,

NASHVILLE, 27/3/2023

“Nashville” é o título de um filme histórico de Robert Altman. Há dois dias na cidade do Tennessee com este nome ocorreu mais um atentado numa escola dos Estados Unidos. Esta monstruosidade gerou um outro “filme” histórico, desta feita documental, registado pelas câmaras de segurança da escola onde ocorreu a tragédia – que nos fazem pensar em “Bowling for Columbine” e no “Elephant” de Gus Van Sant – e por câmaras de vídeo corporais de agentes da polícia – que evocam o documentário mais recente “All Light, everywhere”, sobre o uso crescente de “body cams” pelas forças policiais daquele país e que aborda a relação antiga entre armas de fogo e câmaras (duas expressões da prática do “shooting”).

Fechamos esta “montagem” com o apelo afligido de uma mãe, também ela vítima deste contínuo flagelo, e com a página do Washington Post, em constante actualização, com a contabilidade de casos deste tipo desde Columbine.

 

Registo das câmaras de segurança no “No Comment”, da Euronews:

www.euronews.com/nocomment

 

Filmagens das câmaras corporais da polícia:

 

Apelo de uma mãe no “The Guardian”:

www.theguardian.com/us-news/video/2023/mar/28/arent-you-tired-of-this-mother-pleads-for-action-after-nashville-school-shooting-video

 

Contabilidade de ocorrências com armas de fogo em escolas dos EUA pelo Washington Post:

www.washingtonpost.com/education/interactive/school-shootings-database

 

Sobre “All Light, everywhere”:

https://kino-doc.pt/2022/04/16/interaccao-com-all-light-everywhere