,

“OSPINA CALI LISBOA” NO DOCLISBOA

Com estreia mundial na Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, e já com presença confirmada no Festival de Roterdão, “Ospina Cali Colombia” de Jorge de Carvalho, um filme desenvolvido com alunos do curso avançado do KINO-DOC, terá duas sessões no Doclisboa.

 

20 de Outubro (sexta-feira), 19h; Culturgest (auditório Emílio Rui Vilar): estreia nacional

Comprar bilhetes:

https://ticketline.sapo.pt/evento/doclisboa-23-heart-beat-ospina-cali-colombi-76890

 

25 de Outubro (quarta-feira), 18h; Cinema Ideal: 2.ª sessão

Comprar bilhetes:

https://ticketline.sapo.pt/evento/doclisboa-23-heart-beat-ospina-cali-colombi-77080

 

 

SOBRE O FILME:

“Ospina Cali Colombia” é o encontro em Lisboa com o lendário cineasta colombiano Luis Ospina, que nos fala da sua vida e prolífica obra.

Uma viagem desde meados do século passado até aos dias de hoje, que nos conduz pela conturbada História moderna da Colômbia – estigmatizada pela violência, pobreza, instabilidade política, corrupção e narcotráfico. Mas também por evocações pessoais variadas. A infância de Luis Ospina e a sua afinidade precoce com o cinema. A passagem do cineasta pelos Estados Unidos, no período de agitação política do final dos anos 1960 e início da década de 70. O regresso à Colômbia e o encontro com Carlos Mayolo e Andrés Caicedo, figuras principais, com Ospina, do chamado Grupo de Cali, que ganhou o nome da cidade colombiana de onde são oriundos estes artistas. As vivências e criações de Ospina e desse grupo. A definitiva adesão daquele ao documentário e à guerrilha videográfica ainda nos anos 1980. E a sua luta já neste século contra um cancro, que acabou por perder meses após a rodagem deste filme.

“Ospina Cali Colombia” é ainda uma obra com reflexões sobre o cinema, a relação deste com a verdade (que vai de Vertov à pós-verdade), a memória e a morte; a natureza das suas expressões ficcional e documental e a sua responsabilidade ética.

A conclusão do filme faz-se com uma amarga meditação sobre o mundo contemporâneo, que escutada presentemente ainda soa mais lúcida, contundente e justa.

Após ter sido o mais bem classificado documentário no concurso de apoio à finalização do ICA e de ter recebido o prémio da indústria no IndieLisboa, esta produção conjunta da Terratreme e do KINO-DOC é exibida agora publicamente.

 

Trailer:

 

Cartaz: Beatriz Passos.