KODAK HÍBRIDA SUPER 8-DIGITAL

Já disponível por encomenda, a Kodak Super 8 é uma câmara de objectivas intermutáveis (vem com uma grande-angular de 6 mm) que junta a tecnologia digital ao formato Super 8. As novidades digitais incluem um LCD, menu idêntico a uma câmara de vídeo, captação de som síncrono para MicroSD (através de microfone interno ou externo XLR) e carregamento Micro-USB.

Após a falência da companhia provocada pela ascensão do digital (irónica e paradoxalmente a Kodak criou a 1.ª câmara digital portátil), depois de vender o seu nome e muitas das suas patentes a diversas empresas, envolver-se no mundo pantanoso das criptomoedas e numa hipotética produção em massa de componentes para a indústria farmacêutica no combate à Covid-19, a Kodak tem nos últimos tempos voltado com renovada força a desenvolver materiais analógicos por interesse da indústria do cinema e dos mercados, pequenos mas globais, da fotografia de rolo e do Super 8. Nessa senda surgiu esta nova câmara.

Existem cartuchos da Kodak, cada um com cerca de duas horas e meia de película a 24 imagens por segundo (com um preço à volta de € 32), que podem ser utilizados nesta câmara, que tem também a singularidade de filmar no formato panorâmico 16:9, o padrão do vídeo contemporâneo. Para além de 24 de Frame Rate, a câmara também filma a 18, 25 e 36 imagens por segundo.

Infelizmente a política da Kodak mudou bastante desde que em 2016 anunciou esta câmara em Las Vegas, na CES, a maior feira de tecnologia de consumo do mundo. Nessa altura colheu o nosso entusiasmo no KINO-DOC, visto ter sido apresentada como uma câmara híbrida revolucionária a um preço verdadeiramente democrático, entre os 400 e os 750 dólares. A câmara acaba por sair passados 7 anos com o preço nuns elitistas $ 5.495.

 

Vídeo promocional:

 

Mais informações:

www.kodak.com/en/motion/page/super-8-camera