,

SORA: CRIAÇÃO DE VÍDEO A PARTIR DE TEXTO. HOLLYWOOD SERÁ O MUNDO INTEIRO

É mais um passo com implicações profundas na forma como nos relacionamos com a imagem na era da inteligência artificial. A OpenAI, depois do gerador de imagens fixas Dall-E e do popularíssimo “chatbot” ChatGPT, anunciou a sua mais recente invenção: Sora, um revolucionário criador de imagens em movimento a partir de indicações textuais. Produz vídeos até um minuto (uma duração que ultrapassa em muito os desenvolvimentos de concorrentes como a Google e a Meta), e permitirá também prolongar artificialmente um vídeo prévio, e dar movimento a imagens fixas.

A OpenAI comunicou que não tornará pública para já esta potente ferramenta, visto estar a desenvolver mecanismos de bloqueio de conteúdos pornográficos, de violência extrema ou de incitamento ao ódio, e da produção de vídeos falsos (como se conseguirá tal propósito, quando a falsificação é o próprio processo?). Nesse sentido existirão restrições, por exemplo, no processamento de imagens de figuras públicas, e de acesso a endereços IP alheios.

“Sora” significa “céu” em japonês. E é um segundo céu, artificial e sem fim, com o qual teremos de aprender a viver. Um espaço de fantásticas viagens irreais, mas também perigos imensos. Por um lado, abrirá enormes implicações éticas e complexificações da relação da imagem com a realidade. Por outro, prepara-se para inaugurar uma nova fase na democratização do audiovisual (aguardemos ainda assim o seu preço) em domínios antes apenas ao alcance da grande indústria do cinema e do Broadcast. Hollywood será, assim, o mundo inteiro.

Por agora podemos ver os vídeos produzidos na fase de testes por esta assombrosa fábrica imagética, e imaginar o realismo que irá alcançar:

https://openai.com/sora

https://openai.com/research/video-generation-models-as-world-simulators

 

Temos muito trabalho pela frente…